20.11.16

26 coisas que aprendi ao chegar aos 26!


Hoje faço 26 anos, portanto decidi escrever uma lista de 26 coisas que aprendi até chegar a esta data!

  1. A maior parte das pessoas que entram na nossa vida são momentâneas. Muita gente passa pela nossa vida mas não permanece. É certo que as importantes ficam para sempre, mas será o caso apenas de uma mão de pessoas.
  2. Não vais morrer de amor. O teu coração pode estar partidinho, completamente destruído, mas tem um poder que desconheces: o de se refazer sozinho, com a ajuda do tempo. 
  3. Estar sozinho também é bom. Aprender a gostar da tua própria companhia, aprender a passar tempo contigo mesmo é um processo gratificante que te vai fazer acreditar cada vez mais em ti.
  4. As pessoas são manipuladoras. Aproveitam-se de ti e, às vezes, tu delas, não vamos ser hipócritas. É um jogo duplo.
  5. A intuição, pelo menos a minha, está sempre certa. Tenho que passar a ouvir-me mais a mim e a dar-lhe mais atenção.
  6. Saber dizer 'não' é muito importante. É difícil, mas é muito importante, na medida em que tens que aprender a impor limites, seja em que contexto for. 
  7. A paciência aumenta com a idade. A verdade é que ainda tenho que trabalhar neste ponto, mas sem dúvida que, mesmo no que toca ao meu trabalho, a paciência tem vindo a crescer.
  8. Toda a gente tem inseguranças. O Vestígios de um Batom tem-me permitido conhecer muita gente e, sobretudo, gente de todas as idades e profissões. Pessoas comuns, com inseguranças e medos comuns.
  9. Lidar com as inseguranças é um processo. Nunca acontece de um momento para o outro e não é um procedimento fácil, implica muito trabalho pessoal.
  10. Ajudar pessoas a lidar com as suas inseguranças é um trabalho muito gratificante. Tento sempre ajudar quem me envia uma mensagem ou um email e é uma sensação muito boa quando conseguimos mudar, nem que seja por um bocadinho, a mentalidade daquela pessoa.
  11. Ler os outros tornou-se muito fulcral no meu dia a dia. Sempre tive uma intuição muito vincada e sempre tive jeito para ler os outros. Ultimamente, e desde que sou professora, que uso esse meu 'talento' com os alunos, até para os perceber melhor. No entanto, passei a usá-lo no dia a dia, a estar atenta às pessoas que me rodeiam e a ler a forma como se comportam. Isso permite-me saber se alguém é positivo ou negativo na minha vida em poucos minutos.
  12. Nem sempre temos as respostas para tudo. Às vezes as respostas vêm com o tempo, por mais que pensemos nelas. 
  13. As pessoas de quem mais gostas, e em quem pões o teu coração, vão trair a tua confiança. Pode não acontecer propositadamente, pode acontecer apenas uma vez, pode até nem acontecer de todo. No entanto, acho sempre que a única pessoa que não trai a nossa confiança somos nós mesmos. 
  14. Tu vais desiludir alguém. Inevitavelmente, isto acontece. Por mais cuidado que tenhas, por muito que tentes fazer a coisa certa, vais acabar por partir o coração a alguém.
  15. A desilusão funciona como motivação. Quando te desiludes com alguma situação ou com alguém, isso pode resultar numa lição, num momento positivo em que aprendes alguma coisa com isso. Cabe-te a ti perceber o quê.
  16. Vais-te apaixonar mil vezes e amar a sério apenas uma ou duas. Nem vale a pena pensar muito nisso. 
  17. O que tem que acontecer, acontece. Não vale a pena pensar imenso no assunto (contra mim falo porque sou uma pensadora compulsiva) e ficar a matutar porque não adianta. Não podes controlar o mundo inteiro.
  18. Os acasos existem. Passei muitos anos a pensar no destino e a acreditar que coincidências não existiam. Hoje, acredito que, embora o destino tenha a sua quota parte, os acasos realmente acontecem. Nada está destinado e pensado ao pormenor.
  19. Os teus melhores amigos são sempre aqueles que nunca precisas de relembrar que o são. Aqueles com os quais podes não falar uma semana, um mês, três meses, mas quando falam parece que continua tudo como estava.
  20. Dás cada vez menos segundas oportunidades. Porque, a verdade é que, começas a perceber que nem toda a gente merece uma segunda oportunidade. Ou uma terceira, ou uma quarta...
  21. A tua família (seja de sangue ou não) vai estar sempre presente para te ajudar. Até podes não querer admitir que precisas deles, até podes nem querer a sua ajuda, mas eles estão lá. E perdoam sempre que pedires.
  22. Perdoar é uma capacidade que poucos têm. Mesmo tu, vais ter que, a dada altura na tua vida, perdoar alguém. Uma vez ouvi dizer que dizer 'gosto de ti' é o mesmo que 'eu perdoo-te' e, a verdade, é que acredito mesmo que sim.
  23. Vais olhar para o teu passado e pensar 'Meu Deus, que burra!!!'. Chama-se a isso evolução e toda a gente passa por ela.
  24. Vais aprender que mereces sempre mais do que aquilo que imaginas. Às vezes aprendemos esta lição sozinhos, outras vezes é sempre alguém que nos ensina. E nunca é tarde para aprender...
  25. O teu coração vai abrir-se aos outros quando tiver que o fazer. Não podes forçar nada, não adianta. Ele saberá quando for a altura certa para voltares a confiar noutra pessoa.
  26. Ser feliz é mais simples do que imaginamos, embora envolva trabalho da nossa parte. Principalmente aprendermos a pensar no nosso bem e no dos outros simultaneamente.

Image and video hosting by TinyPic

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Isto da idade tem mesmo muito que se lhe diga, sempre a aprender e sempre a melhorar :D
    Muitos parabéns minha princesa :D
    Um beijo grande e um abraço apertado, que tenhas tudo de bom, sempre <3
    Uma Chávena de Charme | YouTube | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns!
    Aprendeste muitas lições e concordo com muitas delas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. ♥
(os comentários são respondidos aqui no Blog)