12.8.15

Personal || O Meu Corpo Imperfeito


Estive mesmo para não fazer este post. Estive quase a ceder ao medo. Quando criei o Vestígios de um Batom, nunca pensei publicar nele uma foto em biquíni. Simplesmente não era aceitável, mostrar o meu corpo, sem qualquer amparo que a moda, e as roupas, me pudessem dar. Quem me conhece de outros blogues, de outras andanças, ou mesmo quem lida comigo diariamente, sabe que durante muito tempo a confiança em mim mesma era pouca e as restrições, que eu própria impunha, cresciam de dia para dia. 

Tal como disse quando fui à SIC, já tinha passado por toda uma experiência da perda de peso e, com menos 20kg, em vez de me sentir melhor, a minha opção de me concentrar nas calorias tinha o efeito contrário. Durante anos, não senti a areia da praia ou a relva da piscina. Durante anos não vesti um top que não tivesse mangas, ou um vestido. Qualquer tipo de vestido. Durante anos não saí, não me diverti, porque achava que as pessoas iam olhar para mim e criticar-me. E isso afetava-me...o facto de não ser capaz de me concentrar em mim e ignorar olhares, comentários, ou simplesmente, paranóia minha. Afetava-me, porque eu permitia. Eu permitia que as pessoas me fizessem sentir mal comigo mesma. A culpa era minha. Sabia que não estava bem e a culpa era só minha.

Quando quis mudar, achei que já não ia a tempo, achei que não ia conseguir fazê-lo sozinha. Achei que não ia ter coragem. E então dei início ao projeto que se tornou neste blogue. O primeiro passo foi deixar de olhar para mim como um tamanho de calças, para passar a ver uma mulher. Dia após dia, olhava para mim no espelho e tentava perceber aquilo que mais gostava em mim, uma coisa por dia, chegava. O segundo passou por limpar o armário e perceber o que já não me fazia falta, o que só estava ali a causar-me frustração e, por fim, tentar perceber as minhas características e como poderia usá-las de forma positiva. 

No seguimento deste terceiro ponto, criei o blogue, para me ajudar a perceber que era mais do que aquilo que pensava ser e para poder ajudar outras pessoas na mesma mudança. Pesquisei sobre tipos de corpo, sobre dicas e inspirações plus size, li muito sobre autoestima, procurei informação sobre autoconfiança e aos poucos fui aprendendo a ver o que lia, o que procurava e pesquisava, em mim. E, passo a passo, fui conseguindo. Fui melhorando, fui ignorando, fui aceitando e fui amando o que sou. 

Não acordo todos os dias a pensar «olha que bonita que estou hoje...vamos tirar fotos para o blogue...». É um processo. Há dias bons e dias menos bons, mas os comentários já não me afetam tanto, e eu controlo aquilo que quero usar, não aquilo que me faria passar despercebida aos olhares indesejados. O meu corpo tem imperfeições. Tem estrias, celulite, marcas. Essas são as minhas histórias. Hoje, isso não me impede de levar a minha vida como quero, sentindo-me bem. Obviamente que uma alimentação cuidada e exercício também têm ajudado, mas, a mudança começa sempre por dentro. Ser saudável faz-se por fora e por dentro, e um não funciona sem o outro. 
Image and video hosting by TinyPic
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. O corpo é só a capa da nossa essência e tu és linda por dentro. Eu que te acompanho de outros blogs e de outras andanças como tu dizes nunca pensei ver esta Ana toda decidida e segura de si mesma e estou muito orgulhosa pelo caminho que trilhas-te e pela inspiração que te tornas-te para tantas mulheres como eu que não somos perfeitas. Parabéns por tudo que tens alcançado és lindaaaaaaaaaaaaaaaaa beijooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia querida :)
    Adorei saber está tua história e saber que hoje te amas tal como és. És uma mulher lindíssima e não deves deixar que ninguém te diga o contrário!
    Quando te conhecei eu pensei logo que eras muito bonita, mas agora vejo que és linda! Penso que és daquelas pessoas que é linda por dentro e por fora.

    Não interessa se és magra como as modelos ou se és uma mulher plus size, o que interessa é sentires-te bem contigo mesma e veres a mulher linda que és.

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. És uma gata! :p
    Em relação a comentários maldosos olha, é cagar e andar, pardon my french!
    As pessoas vão sempre sempre criticar qualquer coisa, não vale a pena ligar, porque são pessoas que não valem a pena.
    Eu também tenho celulite, e estrias, e marcas e durante demasiado tempo tinha vergonha de ir à praia e afins mas chegou uma altura que pensei, 'opa que se fod*' ahah acho que o truque passa por deixarmos de nos importar com o que os outros pensam, porque fazendo isto, o processo de aceitação pessoal é muito mais fácil :)

    ResponderEliminar
  4. Uma excelente MULHER !!!
    Adoro
    Beijo grande

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que post tão bonito! E o bikini fica-te super bem!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  6. Uma salva de palmas para ti! 💜 És lindíssima tal como tu és!

    ResponderEliminar
  7. Girissíma!!! Sem vergonhas nem medos!!! Clap clap clap!!!

    Beijos

    Mary ;)*

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela coragem :) Um grande beijinho*

    mulheraoquadrado2.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Adorei :)
    Também porque ao longo do teu depoimento eu revejo-me, eu tento ser forte, mas há dias que se tornam complicados!
    Mas é mesmo isso, tem que partir de nós ;)
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos
    Blog de uma Princesa

    ResponderEliminar
  10. Ana, parabéns pelo lindo post! Com certeza é inspirador para todas nós mulheres que lutam diariamente para serem aceitas. Devemos sempre nos aceitar primeiro! E muita gente esquece isso! Achei fantástica a parte onde diz que permitimos que as outras pessoas nos coloquem para baixo. Quando aprendemos a não nos deixar atingir pelo negativo, só o que é positivo fica e então estamos em paz.
    Sou sua nova seguidora querida.
    Se puderes, visite o meu blog também. Ficarei muito feliz.
    Beijinhos grandes,
    Mari
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. És linda todos os dias mesmo que nao o sintas todos os dias :) e mt corajosa !!
    Beijinhos
    http://maggienails90.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado minha linda :D Ahahahah, eu percebo-te perfeitamente.... Também tenho uma panca por tudo quanto é óculos ahahah :D

    Só por aqui se nota que és uma mulher bem resolvida com a vida e isso é o mais importante de tudo. És grande e tens imenso valor <3

    NEW POST | Middle Season Coats :D
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Parece um clichet, mas acho que é verdade... no fundo a única aprovação de que precisamos é aquela que vem de nós mesmas. Enquanto a procurarmos no exterior (pessoas, sociedade etc) estaremos sempre à mercê do poder de terceiros. Estás de parabéns pela tua força! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Parabéns. Assim mesmo é que é. Também tenho um corpo imperfeito. Mas é meu.

    ResponderEliminar
  15. Compreendo-a perfeitamente, e como muitos outras mulheres e homens, eu relaciono-me imenso com a sua história.
    Já postei a minha lá no blog - ao menos só parte dela, um resumo.
    Eu acho-a muito linda e adoro o seu blog e os seus trabalhos <3

    Abraços <3

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C

    ResponderEliminar
  16. Gostei imenso! É tão ler este tipo de textos!

    beijinho,
    - Miss Grace -
    - Giveaway -

    ResponderEliminar
  17. Força Ana Catarina, tive o prazer de te conhecer e conviver uns dias contigo, és uma força da natureza!.
    Não passas despercebida nunca, tens uma força que irradia beleza!.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  18. ola, eu sou a Pipa,vi a tua entrevista e enchi-me de coragem para escrever este comentario. nao sou pessoa de desabafar nem de partilhar seja la o que for, se calhar é por isso que o meu blog foi um fracasso xD tenho a tua idade e no entanto sinto-me muito mais menina do que tu, tu es uma mulher linda, feliz e eu gostava de voltar a ser assim. ate isto pode nao te interessar ou pensares ( bem esta gaja esta para aqui a escrever e eu nao tenho nada a ver com isto :p ) mas ate estou a gostar HAHA. tambem sou de Braga e tenho uma historia marada com o meu peso. sempre fui fortesinha mas ha medida que o tempo foi passando fui emagrecendo ate que cheguei ao peso ideal, ate que no ano passado me apareceu um problema de tiroide e engordei 30 kg e ainda estou completamente descontrolada em relaçao a essa coisa misteriosa, ainda esta a ser novidade e nao sei lidar com isso. levo uma vida mais saudavel possivel e nao consigo emagracer, vou treinar, como o que se deve comer, e como diria o outro, nada desta vida ! com isso sinto-me frustrada e triste e nao tenho qualquer tipo de valor por mim propria. adoro maquilhagem. sei me maquilhar, adoro roupa e moda e agora nem nada disso me anima. isto tudo para te dizer que es linda. admiro-te muito mesmo e continua a ser assim, completamente feliz sem que nada te roube o sorriso. um grande beijo :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. ♥
(os comentários são respondidos aqui no Blog)