16.1.15

O Par Perfeito ♥...de calças!

No outro dia, uma leitora assídua pediu-me para fazer um post, indicando como encontrar o par de calças perfeito. Ora, o par perfeito pode variar de pessoa para pessoa, assim como o tipo de corpo varia também. Ainda assim, vou deixar-vos algumas regras que devem seguir quando procuram por um par de calças de ganga perfeito, seja ele plus size ou não.

1. Não podem apertar em lado nenhum. Nem barriga, nem pernas, nem coxas. Eu sei que é difícil de encontrar, mas qualquer par de calças que vos faça sentir desconfortável, por mais bonito que seja, vai ficar no armário eternamente. É preferível comprar um número maior, que vos fique um pouco mais largo e mandar apertar em sítios estratégicos, do que trazer aquele que vos está perfeito na cinta, mas apertado nas coxas.

2. Têm que se conseguir mexer na perfeição. Ou seja, sentar de pernas à chinês, fazer o pino, a espargata e apanhar coisas do chão, sem se sentirem apertadas ou expostas! Devem ser concebidas num material maleável, ricas em elastano (a fibra que dá elasticidade aos tecidos). Na Primark e na Begreh (sei que há em Braga e Guimarães), por exemplo, há modelos bastante acessíveis em termos de elasticidade. Procurem nas etiquetas a palavra «soft» e qualquer um desses modelos adaptar-se-á bem ao vosso corpo. Há pessoas que preferem aquele tipo de ganga mais 'firme', que não dá muita liberdade de movimentos, porque simplesmente gostam da sensação e acham que ajuda a reafirmar certas partes do nosso corpo. Até pode realmente fazê-lo, mas eu pessoalmente não as acho confortáveis, nem favorecedoras do meu tipo de corpo.

3. Optem por uma cintura média. Não estou a deixar de lado as calças de cintura descida, mas são sempre um risco quando nos sentamos, independentemente do quão bem nos ficam. Esta opção ajuda a definir a nossa cintura e ocultar, por vezes, algumas partes que não gostamos tanto. 

4. Não podem ser compridas, nem demasiado curtas. Isto normalmente é muito fácil de resolver! O ideal é a calça assentar no calcanhar, para todo o tipo de calçado: botas, saltos e sapatilhas, mas quando tal não acontece temos duas opções: ou fazemos uma pequena dobra para fora com o tecido que sobra (uma apenas, se dobram muito mais já vai ficar um papo ali a estragar), ou a bainha na costureira. O ideal é terem pelo menos uma opção com o tamanho perfeito, porque com alguns saltos a dobra não cai bem. 

5. Experimentem várias marcas, vários modelos e vários tamanhos. Sim, parece simples, mas a maioria não o faz. «Vou ali à loja X buscar o número Y, que tenho umas assim em casa, que me ficam bem.» Errado! Para vos dar uma ideia, tenho calças de várias marcas e de vários tamanhos. Tragam sempre para o provador, o número acima e o número abaixo, e não saiam de lá sem testarem todas as opções! Pode até ser aborrecido e cansativo, mas é obrigatório experimentar!

6. Se não fizerem o teu rabiosque parecer a melhor coisa do mundo, não são um par de calças que valha a pena! Esta regra é fundamental. Não só por causa do aspecto, mas também da sensação. Se têm tendência a usar sempre uma blusa mais comprida atrás e na frente, é porque sabem que querem tapar alguma coisa que não gostam. Um par de calças perfeito, deve ficar bem na cinta e no traseiro, de forma a que possamos usar qualquer peça na parte de cima e nos possamos sentir confortáveis. «Não posso levar esta camisola porque, ao sentar, as calças descem e vê-se tudo....», «Não posso levar este top crop porque, na cinta, se nota que estão apertadas...».

7. Não comprem calças demasiado largas. Experimentaram o vosso número. Está apertado. O número acima está muito largo, mas como o vosso não vos serve e adoraram aquelas calças, têm mesmo que as levar. «Ponho um cinto e tal...» Sim, às vezes resolve, outras vezes cria tecido acumulado, pelo que o melhor nesses casos é mandar apertar. É simples e se encontrarem uma boa costureira, ela vai tornar-se na vossa melhor amiga!

Algumas dicas finais:
  • O cós largo disfarça a cintura, o fino aumenta (buraquinhos do cinto).
  • Skinny jeans aumentam a anca e marcam a perna, calças Regular ajudam a disfarçar, não marcando tanto a zona da anca e coxas. A H&M tem uma boa seleção de Regular. Na Primark há as Skinny pencil ou as Super Skinny (que não aconselho a ninguém plus size), e as Soft Skinny (que são super confortáveis e favorecedoras).
  • Calças ricas em elastano, como as «soft», são as mais confortáveis.
  • Arranjem uma costureira, caso seja preciso fazer alterações e não tenham medo de as fazer, porque o resultado vai ser muito melhor do que andar com um par que não vos fica bem.
  • Bolsos na parte de trás, ajudam a aumentar o rabiosque. Para quem não quer que isso aconteça, se forem lisos e não tiverem muito relevo, funcionam bem.
  • Calças de lavagem escura ajudam a disfarçar pernas e ancas, mas não é regra. Eu própria tenho calças de lavagens claras e adoro-as!
Espero que este post vos tenha sido útil!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu sou muito esquisita nisto, queria comprar um par nos saldos mas até agora nada...Boas dicas!
    Kiss

    Giveaway no blog:
    http://inspirationswithm.blogspot.com/2015/01/giveaway-oriflame.html

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro calças skinny porque as minhas coxas são "muito" mais largas que as minhas pernas "de baixo" e assim fica tudo apertado (como quem diz) no sítio :)
    Bom post!
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. As minhas preferidas são as skinny, porque tenho as coxas mais gordinhas que as pernas "de baixo" e assim fica tudo apertado de igual forma :)
    Bom post.
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas, adoro soft skinny, super confortáveis!
    Só fiquei na duvida do que seriam calças de ganga.

    Beijo, ótimo final de semana.
    |Blog ° WL Store|

    ResponderEliminar
  5. Great outfit !
    Would you like to follow each other ?

    Kisses

    Emily from PTT

    ResponderEliminar
  6. para MIM as calças perfeitas têm que ser Salsa...

    ResponderEliminar
  7. Encontrei as minhas calças perfeitas na Stradivarius, são tão confortáveis!

    ResponderEliminar
  8. Aconselhas calças Skinny (qualquer tipo) a Plus Size?
    Já experimentei umas quantas, em várias cores, e acho que me ficam tão mal :\ nota-se tudo e parece que a celulite salta para fora das calças :x damn

    Susana :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei o look princesa* :)
    Beijinhos!
    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. ♥
(os comentários são respondidos aqui no Blog)