5.12.14

Workshop de caracterização - Parte I ♥

A minha cobaia, Marta.
No passado dia 22 de Novembro, comecei um Workshop de caracterização. Para que é que isso serve, perguntam vocês? Na minha área, não só serve para entreter as crianças, como também para as artes do espetáculo. Na ACIJE (Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões), fazemos várias atuações onde a caracterização é muito importante e desempenha uma parte essencial na performance de cada artista. Quando é necessário, ajudo na parte da maquilhagem, levo o meu kit de 36 pincéis, e juntamente com outros elementos da ACIJE, maquilhamos por vezes 25 a 30 crianças em meia hora ou menos! Normalmente são sempre coisas simples e sem grande esforço, embora tenha chegado a hora de aprendermos a fazer outro tipo de maquilhagens consoante o tipo de personagem.
A primeira coisa que aprendemos, depois de falarmos dos tipos de materiais, foi como envelhecer uma pessoa para um trabalho teatral (em que temos que perceber de longe cada traço). Neste caso, as técnicas são muito semelhantes às da maquilhagem comum: o contraste de luz e sombra, usando tons escuros e claros, para evidenciar as características de cada um e acentuá-las. 

Depois veio a parte do latex líquido. O objetivo era criarmos uma ferida o mais real possível (como se tivéssemos partido a unha e simultaneamente nos tivéssemos cortado ao fazê-lo). Para já, esta foi a parte mais difícil para mim, porque a junção de cores tem que parecer credível e não podemos exagerar no roxo, ou no amarelo, mas sim criar uma paleta de tons perfeita. Usamos sangue falso no fim, só para dar um pouco aquele ar de «Ai po***, que já me cortei!».


Por fim, e esta foi a minha parte preferida, fizemos duas criações diferentes, mas baseadas na mesma técnica, o face painting. Aqui é só dar asas à imaginação e explorar o desenho que temos em mente, seguindo algumas diretrizes, Quando demos por ela, faltavam 10 minutos para o final do tempo e ainda estávamos a começar a parte da caveira, tanto que alguns elementos não puderam fazer a sua (íamos sendo cobaias uns dos outros - eu fui a da Marta, ela foi a minha). O resto, vamos fazer esta Segunda, dia 8, na parte da manhã, e eu já estou ansiosa!
Comentários
1 Comentários

1 comentário:

  1. Adorááámos! :D
    Um dia ainda te contratamos para uma sessão de fotos. Um dia... Não custa sonhar... ahahahah :P
    Força! E muito sucesso!! Estamos a torcer por ti!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. ♥
(os comentários são respondidos aqui no Blog)