15.7.14

Saúde || Vou morrer de calor, e agora?

A minha intenção neste blog é abordar de tudo um pouco na área da Beleza. Como a Saúde também se engloba nesta categoria, hoje vou falar sobre o que pode acontecer a qualquer um nos dias de muito calor. Este post já vem um bocadinho fora de mão para esta semana, visto que, aparentemente, esta quinta-feira, a temperatura vai começar a baixar. Ainda assim, e para futuras vagas de calor, ficam as dicas:

Evitar a exposição ao Sol nas horas de maior calor. Normalmente, o período problemático seria das 11h às 15h, aproximadamente, mas a verdade é que com este tempo, todas as horas do dia são de maior calor, o que torna o conforto e o bem estar uma tarefa muito difícil.

Beber muitos líquidos. Água e sumos naturais sem adição de açúcar são os únicos líquidos aceitáveis neste tempo. Nada de refrigerantes, com ou sem gás, mesmo que estejam fresquinhos no frigorífico, porque só vão aumentar a sensação de sede. Beber mesmo que não se queira, porque nem sempre o nosso corpo nos diz que está desidratado, no mínimo, 1,5l.

Vestir roupa leve, solta e fresca. Nada que se cole ao corpo e nada pesado. De preferência, roupa opaca e que cubra a maior parte do corpo para não causar danos na pele. Evitar cores escuras porque "atraem" o calor. Neste campo, acessórios como chapéus de abas largas, e óculos de sol, ajudam também a prevenir queimaduras.

Usar sempre o protetor solar mais alto que tiverem. Todos os dias e mesmo por baixo da roupa, devemos aplicá-lo antes de sair de casa e reaplicá-lo a meio do dia, se necessário, nas áreas mais expostas. Eu sei que podem pensar que estou a exagerar, mas quando a vossa pele ganhar manchas castanhas, principalmente na cara, não digam que não avisei!

Prestar muito cuidado a idosos, grávidas, crianças e doentes crónicos, particularmente com doenças respiratórias e dermatológicas. 

Evitar locais fechados e pouco arejados. 

Agora que sabemos alguns cuidados a ter, 
vamos passar ao que podemos fazer para amenizar as consequências deste problema.

Apanhei um escaldão! E agora? Agora, aplicas carradas de Biafine enquanto te colas à roupa e andas que nem um pinguim pela casa, enquanto tentas sossegar a comichão e a dor.

A minha mãe, avó, vizinha, tia, prima, etc... desmaiou com o calor! E agora? Agora, estendes a pessoa calmamente no chão, levantas as suas pernas uns 30 cm do chão para que o sangue possa circular e em alguns segundos ela acorda. Nada de dar água para a boca ou molhar a cara com água, ainda se engasga! Depois é mantê-la hidratada e longe do calor!

O meu trabalho não tem ar condicionado! E agora? Pois, olha, o meu também não... Afasta-te das janelas, embora as possas manter abertas se correr algum tipo de brisa que não for quente, e leva vestimenta fresca e confortável. Mantém uma muda de roupa e de calçado por lá, caso a coisa corra muito mal. Tenta ao máximo não ligar muito as luzes, o microondas, a fotocopiadora ou a televisão que está sempre ligada mas que ninguém vê, porque aquecem ainda mais o local.

E agora, ainda estão a morrer de calor?
Comentários
1 Comentários

1 comentário:

Obrigada pelo comentário. ♥
(os comentários são respondidos aqui no Blog)